quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Tche Gue Die = Amigo de Sangue


Ouvi muitas críticas ao termo “Tche Gue Die”, que foi aderido pelo grupo de jovens para se referirem uns aos outros. Pois bem, curiosa como sou resolvi pesquisar o significado da frase.

Então ai vai -  “Tche Gue Die”, que foi implantado pelo próprio grupo Ao Cubo, faz referência a uma gíria gaúcha e se resume nas expressões “Amigo Fiel”, “Amigo de Sangue” ou “Amigo até a morte” (“Tche” significa “companheiro” nos países latinos; “Gue” é um termo italiano que representa sangue; e “Die” é morte em inglês).

A canção fala sobre a alegria de viver uma vida com Cristo, longe do pecado, das drogas e de tudo o que hoje tira o jovem da casa do Senhor. Na letra ainda fala “eu tô à pampa”, que significa estar satisfeito, sossegado, não querer mais algo. Ou seja, não querer mais nada que venha do mundo, pois agora vive para Jesus e isso é o suficiente para torna-lo feliz.

Por fim, acredito que este louvor tenha sido inspirado por Deus e tem servido como instrumento de evangelização para a libertação de milhares de vidas.   

Então Jovens Betesda vocês são sim “Tche Gue Die’s”... Amigos de Sangue e com certeza amigos até a morte, ou melhor, pela eternidade.

E todos somos amigos de Jesus Cristo, o nosso salvador, razão da vida e nossa alegria.

E como diz a música: Quem é que vai falar ou vai contradizer? Que eu sou feliz e pá na na na na na.

Para quem se interessar ouça a música e medite na letra:


http://youtu.be/UvlV4W0wWDs

Barbara Cristiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário