Ao pregar, o preletor busca construir um argumento de verdade com base nos fundamentos bíblicos e doutrinários.
Os fundamentos bíblicos são os versículos bíblicos e a doutrina, diferente do que pensam muitas pessoas, é o ensinamento retirado do pensamento de um teólogo, e com grande aceitação no meio evangélico.
Com base numa determinada doutrina surgem entre os preletores a preferência por frases que provoquem uma reação no ouvinte, em regra, espera-se que tal reação seja de glórias e aleluias, no mínimo.
O uso das frases de efeito não fere em nada a pregação, pelo contrário, até ajudam na elevação do ânimo do ouvinte, acomodando o espírito dele à pregação, o que facilita a absorção dos conceitos transmitidos pelo pregador.
Contudo, quando o uso das frases de efeito se tornam mais importantes do que a mensagem, há um comprometimento sério na estrutura espiritual da igreja.
Isto porque as frases de efeito tem o condão de elevar o ânimo temporário do povo e facilitar a absorção da mensagem como um todo, mas não possuem força suficiente para sustentar o cristão no momento das adversidades e ainda privam as pessoas de conhecerem, verdadeiramente, quem é Deus e qual a sua boa, perfeita e agradável vontade para com o homem.
São exemplos de frases de efeito: "Deus vai mudar o seu cativeiro; Deus vai restaurar os seus sonhos; os sonhos de Deus são maiores que os seus; olha o anjo passeando no meio da igreja; quanto mais glória você manda para o céu, mais glória Deus manda sobre a sua igreja; o diabo vai voltar de marcha à ré para o inferno; hoje vamos abalar as estruturas do inferno; vamos saquear o inferno; essa igreja é de fogo; Deus vai impactar você; etc".
Usando somente essas frases, pode-se ganhar uns 15 minutos de glórias, aleluias e pulos e, se a igreja for do "reteté", 40 minutos podem não bastar.
Após pregações recheadas de frases de efeito o povo tende a ir para casa com um ar de satisfação. E eu, particularmente, até concordo que haja tais tipos de pregações, mas em uma festividade, quando todos esperam um mover diferente, pois a pregação baseada em frases de efeitos é como ir ao Mc Donalds, de vez em quando é um regalo, sempre é um dano para saúde; a preleção tem que se firmar no texto vivo e eficaz.
Os pregadores Betesda devem se pautar pelos fundamentos bíblicos, associados a uma experiência com Deus e outras de vida. Isso quer dizer que, no trato da obra de Deus, principalmente no uso da palavra como mensageiro de Cristo, a primeira coisa que deve ser vista pelo preletor é: o que eu disser para o povo, direi como se Deus estivesse falando, logo, preciso estar certo de que a palavra de Deus não será contraditada pelo que eu falar, a fim de que haja fundamento de verdade; a segunda é: minha vida com Deus está em sinceridade, de maneira que minhas palavras, mesmo fundada na bíblia, não serão objeto de escárnio e dúvidas? A terceira: o que eu vou pregar está inserido numa realidade atual, ou faz parte de uma ideia preconceituosa?
Reiterando o terceiro ponto, saber se a pregação está dentro de um contexto atual ou é preconceituosa, ou trata-se de uma avaliação das necessidades que envolvem o povo de Deus e não do mundo, propriamente. Vejamos. Há pregadores que se utilizam dos defeitos humanos para criar a rivalidade entre o povo de Deus, pois quando começam suas pregações, já ofendem os ouvintes dizendo que há entre eles, fofoqueiros, preconceituosos, invejosos e tantos outros.
Sabemos que existem defeitos dos mais diversos entre os crentes, contudo, tais defeitos não devem ser valorizados, pois isto instiga a desconfiança e a inimizade dentro da igreja de Deus,.
Devemos, portanto, com base na palavra ensinar a verdade do evangelho e como o evangelho transforma o homem que deixa de ser tudo o que há de ruim para ser uma bênção.
Concluindo, a igreja Betesda tem por fundamento oferecer um excelente alimento aos seus membros, o que quer dizer: nossos pregadores devem se pautar na palavra de Deus e numa vida sincera com Cristo, a fim de criarmos em nossos membros estrutura de homens e mulheres de Deus, cuja casa espiritual está firmada na rocha.
Texto: Pr. Maurício Simões (vice-presidente)
Edição: Andréa Barros
Pastor,preletor!!!
ResponderExcluir...sonho um dia ser um preletor...
Vi que vc ministra e ensina mt bem...parabens em primeiro...
Segundamente quero pedir instrucao....
Se possivel,ajude-me...
Pois pela graça sei que Deus tocara no seu coraçao mostrando-lhe que eu desejo de verdade...
Entao vamos ao assunto;
"Na minha igreja, eassim!!:
Para a pessoa pregar ela tem que ter no maximo 3 anos de avangelista,ou por sorteio em meio reunioes de obreiros...
Falo ao senhor, que ja tive oportunidade uma unica vez!!
Mais o poblema e q eu preguei pra pessoas que ja estavam la na reuniao...
So que eu queria mesmo era pregar para o povo de vez enquando.
O senhor acha que essa igreja ta fazendo certo??
Pelo simples fato de nao deixar ninguem pregar a nao ser o pastor?
Pq eu acabo enjuando a voz do meu pastor,pelo fato dele pregar "sempre"....
E sem nenhuma chance eu acabo indo na quarta feira a outra igreja,pq la eu posso pregar...
Esse e meu chamado ministrar...
Mais acho que o meu chamado no esta la naquela igreja...
Os ensinos de obreiros dela acabo as vezes nao indo porque...e "sempre" as mesmas coisas repetidamente...
Nao aguento mais...
Nao estou criticando a minha igreja....
So que eles la criticam varias outras coisas...
Pastor quero que o senhor mim fale...mim responda analise o texto que escrevi e veja o nesseçario...obgd...
Izael de brito vieira...
Meu facebook é...
ExcluirIzael de jesus
Apelido no facebook
(Israel ou misael)
WhatsAPP: 997775435
CHAME LA...
Deixe a resposta aqui embaixo se possivel...
Meu facebook é...
ExcluirIzael de jesus
Apelido no facebook
(Israel ou misael)
WhatsAPP: 997775435
CHAME LA...
Deixe a resposta aqui embaixo se possivel...
A paz do Senhor, Izael. Vi sua pergunta somente agora à pouco e não sei se a resposta está em tempo.
ExcluirContudo, farei breve consideração.
Não posso dizer se sua igreja está certa ou errada, cada igreja tem uma estrutura adequada para alcançar os objetivos que Deus colocou no coração do Ministério.
E acredite, quer ser um pregador usado por Deus, respeite e obedeça as ordenanças do ministério que faz parte. Não tenha mais sede em falar do que a de aprender. Antes de se manejar bem uma espada deve-se aprender e aprender e aprender cada movimento possível.
A palavra de Deus é a espada usada na hora da batalha espiritual. O manejo errado pode derrubar uma pessoa da fé, pode criar contenda e desconfiança. A palavra de Deus usada com perícia salva almas e desarma o diabo.
Assim, dedique mais tempo em ouvir e aprender. Quando chegar a sua hora de manejar a espada de Deus, o fará com maestria para o avanço do evangelho de Cristo, para glória de Deus e derrota de Satanás.
Fique com Deus