sábado, 8 de novembro de 2014

Continuação: Porque precisamos ser parte de uma igreja de Cristo [3]

Parte 3

 A pessoa que não deseja compromisso com uma igreja também não tem compromisso com Deus. O que dizer? Qual a consequência?


Vejamos isto em dois pontos.

Primeiro ponto.

Não vou de forma alguma afirmar que tal pessoa não será abençoada. Cristo nos ensinou que Deus atende a necessidade de todos que o buscam, mesmo que só alguns reconheçam a graça de Cristo.  Contudo, Jesus disse que aquele que o negar diante dos homens ele o negará diante do pai.

Será que Jesus estava se referindo a congregação? Sim, estava também se referindo à necessidade de congregação.

 A congregação só é o corpo de Cristo se houver um grupo de pessoas que se reúnam para professar a fé em Jesus, e, juntas realizarem o culto, com todas as suas formalidades e reverências devidas, pois esta é a forma coletiva de reconhecer Cristo.

A forma individual de reconhecer Cristo é a nossa conduta dentro dos padrões e ordenanças absorvidas do corpo coletivo, que é a igreja. Assim, não tem como uma pessoa individualmente dizer que reconhece Cristo como seu Senhor se não estiver sob os ensinamentos doutrinários do corpo coletivo, que é a igreja, pois rejeitar o corpo de Cristo é rejeitar o próprio Cristo.

Nós devemos ter em mente que o corpo de Cristo é a igreja. Nós individualmente somos células deste mesmo corpo. Se por conta própria nos tornarmos uma célula fora do corpo seremos célula morta.

Vejamos um exemplo bem simples.

Experimente fazer uma esfoliação e perceberás que com esta ação uma quantidade enorme de células suas serão retiradas de seu corpo. Será que alguma delas poderia ainda ter vida? Não poderia, porque se estivesse viva continuaria a fazer parte do seu corpo, pois a esfoliação só remove as células mortas.

Não se permitir fazer parte de um Ministério, não se colocar sob a ordenança de pastores, não respeitar os dogmas e os ensinamentos doutrinários de uma igreja é escolher ser uma célula morta, e na “esfoliação”, tal pessoa será removida. Para ilustrar melhor: um vento forte levaria tal célula morta facilmente, mas se as células estão vivas em um corpo, significam que estão agrupadas, fixas, congregadas, unidas.

Uma vez “removidas”, muitas saem para outras igrejas dizendo que não tiveram oportunidades no Ministério em que se encontravam. Que os pastores eram pessoas que só davam chances a quem tivesse mais dinheiro, quem fosse parente, quem estava lá a mais tempo, ou qualquer outra desculpa. Não conseguem perceber que são elas, com suas mentes iludidas pelo diabo que não conseguem realizar a obra de Deus a contento porque não querem estar sob o jugo de Cristo, que é a comunhão com os santos, no partir do pão e na oração. 

Última parte no próximo fim de semana.

Texto: Pr. Maurício Simões
Edição: A. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário