segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Palavra do pastor: A impossibilidade de conciliação dos velhos hábitos com o evangelho de Cristo


Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.

Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Mateus 9:16,17


 Pr.Maurício Simões



Jesus nos fala, em Mateus 09 versículos 16 e 17, da impossibilidade de se fazer um remendo novo em pano velho e, ainda, de deitar vinho novo em odre velho.

Assim, Ele nos ensina que não devemos conservar os velhos costumes, aqueles adquiridos pela nossa vivência neste mundo, diante do evangelho. Este, o evangelho de Cristo, é o novo e provém de uma natureza espiritual, ou seja, divina.

Para compreendermos melhor este assunto, façamos a seguinte comparação:

Imagine que uma pessoa precise de um transplante de coração, porque o dela está prestes a enfartar. Estando essa pessoa em casa, o telefone toca. Ela atende e recebe a notícia de que há um coração novo para ela e que o transplante será realizado.

Digamos, somente por ilustração, que os médicos deixaram de realizar os exames necessários, para verificar se o coração do doador era compatível com a pessoa que iria recebê-lo.

Terminada a operação de transplante, que para a equipe foi um sucesso; e estando toda família comemorando, o coração novo simplesmente deixa de funcionar, porque não é reconhecido pelo corpo do transplantado, havendo total rejeição ao novo órgão. Consequência: morte do paciente transplantado.


A natureza humana está acostumada com o pecado e, se apenas enxertarmos o evangelho em nossa vida, como a exemplo do remendo novo em tecido velho ou como vinho novo em odre velho ou, ainda, como um coração transplantado incompatível, a função do evangelho, que é dar nova vida aquele que nele crê; não se concretizará. O resultado será o mesmo do exemplo acima: o transplantado morrerá.

Para que o evangelho se torne eficaz e produza nova vida, Jesus nos diz que é importante sermos novas criaturas, ou seja: devemos nascer do Espírito, adquirindo, dessa maneira, uma natureza divina, compatível com o evangelho.

Mas estamos neste mundo e a natureza humana nos aflige. Isto ocorre porque a partir do nascimento para Cristo, que nos torna seres espirituais, os “anticorpos” do mundo natural nos atacam, nos rejeitam, porque não nos reconhecem mais. Tornamos-nos para o mundo um órgão incompatível.

Diante deste impasse, nos resta lembrar que estamos no mundo, mas não somos dele. Somos de Cristo, nossa natureza é espiritual.

Entendendo que temos uma natureza espiritual, o Apóstolo Paulo nos diz em Romanos 12 v 2: “não voz conformei com este mundo, mas antes transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possam entender a vontade de Deus”.

Ao aceitarmos Cristo e nos tornarmos cidadãos do céu, o mundo, que não quer perder sua influência sobre nós, quando percebe que há um novo órgão, neste caso o evangelho, pulsando dentro do corpo humano, busca criar anticorpos chamados “isso não tem nada há ver” e atacam o evangelho para expulsá-lo de dentro do novo homem.

 O “isso não tem nada há ver” representa uma das maiores causas de abandono da fé. Falo isso por vivência pastoral e não por estudos teológicos: desviar-se da fé está no conflito entre os costumes do mundo, trazidos e arraigados na pessoa humana, e os novos hábitos de uma vida Cristã.

Então a pergunta é: há algum meio de se viver as duas vidas, a do mundo e a do evangelho, sem perder o melhor das duas vidas?

A resposta é e sempre será: não. Não há compatibilidade. O evangélico que passa a cobiçar o mundo se esvazia de Deus e, a cada dia, se afasta mais dos princípios cristãos, até que, finalmente, haverá um rompimento, pois a vida no evangelho não suporta a vida no mundo, de modo que ambas se estragam: não se vive plenamente o evangelho de Cristo e não vive plenamente o mundo.

Se até hoje você teve dúvidas de como seguir o evangelho, te dou um conselho de amigo: abrace os ensinamentos de Cristo e siga-os com toda segurança, deixe o mundo e seus costumes. É reconhecendo-se como um ser espiritual, que está neste mundo, mas não pertence a ele e, lembrando sempre, que o evangelho de Cristo te constituiu uma nova criatura e te deu o poder de ser chamado filho de Deus que você passará a viver uma vida plena e verdadeira. Deixe que os ensinamentos de Cristo renovar sua vida e, assim, dê essa chance a você mesmo de viver o que é novo em sua plenitude.

Portanto, viva o evangelho de Cristo em sua totalidade, viva-o em todos os seus contornos e limites, viva-o plenamente e renove-se pela transformação do Espírito, para entender a justa, perfeita e agradável vontade de Deus em sua vida.

Repita a seguinte oração:

Senhor, eis aqui um coração esvaziado das coisas do mundo e que quer ser preenchido pela Tua palavra. Coloque em mim, Senhor Jesus, a tua novidade e me faça pleno em alegria e consistência. Eu sou seu Jesus e a tua doutrina será sempre a minha forma de vida, pois sei que és a única maneira de se viver eternamente.

Amém.

Edição : A. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário