sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ascensão dos evangélicos no Brasil




O portal de notícias do Terra divulgou hoje dados fornecidos pelo IBGE sobre a nova ascensão dos evangélicos no Brasil.

Trechos da matéria:

Mais de 42 milhões de fiéis

O avanço das Igrejas Evangélicas no Brasil é ainda mais clara quando os percentuais são deixados de lado para o comparativo dos números brutos da pesquisa. São exatos 42.275.440 brasileiros que se declararam evangélicos, enquanto os católicos apostólicos romanos, majoritários, formam um grupo de 123.280.172 habitantes.
Dos cerca de 42 milhões de evangélicos, mais de 25 milhões são de origem pentecostal. Somente a Assembleia de Deus, Igreja de maior representatividade, possui 12 milhões de fiéis. Elas serviram de alicerce, ainda, para outro dado importante: enquanto 79% dos moradores de áreas urbanas responderam que são católicos, o maior número absoluto dos que moram no campo, nas grandes cidades, 23,5% são evangélicos.

Curiosidade:
O município de Arroio do Padre, no RS, é o mais evangélico: 85,84% dos moradores.


Segue um trecho dos resultados das pesquisas do IBGE.


Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Dos que se declararam evangélicos, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados. A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades. Os dados de cor, sexo, faixa etária e grau de instrução revelam que os católicos romanos e o grupo dos sem religião são os que apresentaram percentagens mais elevadas de pessoas do sexo masculino. Os espíritas apresentaram os mais elevados indicadores de educação e de rendimentos.


Em 30 anos, percentual de evangélicos passa de 6,6% para 22,2%.


Para obter mais dados acesse o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Um pouco mais.

A revista Época de 06/08/2010 - edição nº 638 mostra uma matéria interessante e polêmica sobre os novos evangélicos, refere-se à nova reforma protestante. Basta acessar o link do texto.



A. B.

Fontes: Terra, revista época e IBGE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário